MOTILIDADE DIGESTIVA

Algumas doenças afetam a atividade motora do tubo digestivo. O tubo digestivo tem um componente muscular que conduz seu conteúdo da boca ao ânus. Esta função necessita uma coordenação que envolve várias interconexões e alterações nesta função podem ser avaliadas por testes da motilidade. Ainda dificuldades na digestão, absorção e alterações na flora bacteriana podem ser avaliados por testes respiratórios que avaliam fermentação e formação de gases no intestino. Estes gases são parcialmente eliminados pela respiração e podem ser detectados por um aparelho específico.

Avalia a atividade motora do esôfago. Uma sonda com vários pontos de medida de pressão avaliando contração e relaxamento de três segmentos. O esfíncter superior (entre a faringe e o esôfago), o corpo esofágico (entre os esfíncteres) e o esfíncter inferior (entre o esôfago e o estômago). A sonda é passada pelo nariz até o estômago e vários fatores são avaliados.

Avaliação da pressão dos músculos esfincterianos da sensibilidade evacuatória e do relaxamento durante a evacuação.  Exame que auxilia na investigação da incontinência e distúrbios de evacuação.

Exame que avalia por 24 horas o refluxo ácido do conteúdo gástrico para o esôfago. Serve para diagnosticar a doença do refluxo. Uma sonda fina é colocada pelo nariz e fica conectada à um aparelho que grava as alterações de PH do esôfago. Uma série de parâmetros são avaliados, relação com os sintomas relação com a posição e alimentação.

A pHmetria mede apenas alterações de pH. A impedânciometria agrega dados relacionados ao conteúdo refluído e tempo de permanência no esôfago independente do valor do pH. Avalia refluxos não ácidos.

Açucares são compostos que usamos como fonte de energia para tanto dispomos de mecanismos para absorção dos mesmos. Alguns açucares não temos condições de absorver. Estes açucares não absorvidos no intestino delgado ao chegarem no intestino grosso são utilizados pelas bactérias e produzem gases. Estes gases são formados por compostos hidrogenados e metano. Estes gases são parcialmente absorvidos pela mucosa evão para acorrente circulatória sendo eliminados pela respiração. Uma certa quantidade deste açúcar é ingerida pelo paciente e medidas dos níveis de hidrogênio são medidas de tempo em tempo para criar uma curva níveis/tempo.

O intestino delgado (entre o estômago e intestino grosso) tem uma concentração baixa de bactérias. Podem acontecer alterações nesta concentração com aumento no número de bactérias originárias do alimento ingerido e/ou do cólon iniciando um processo de fermentação precoce dos açucares ingeridos.

Avalia o tempo que leva o alimento líquido da ingesta até chegar no início do cólon (ceco).  O trânsito pode estar alterado sendo acelerado ou retardado.

Avalia a capacidade de absorção do intestino delgado. Certas doenças danificam a capacidade do enterócito (células que recobrem o intestino delgado) determinando diarréia e mal nutrição. A D-xilose é um açúcar que não necessita de de nenhuma enzima para absorção dependendo apenas de integridade do enterócito.

Outros serviços médicos

AGENDE A SUA CONSULTA E EXAMES!

Ligue agora (55) 3313 5266