Especialidades

Setor destinado à avaliação nutricional do paciente, sua alimentação, deficiências e distúrbios relacionados como desnutrição e obesidade.

Avaliação e acompanhamento dos diferentes níveis de obesidade, um distúrbio com aumento progressivo na população, avaliação das comorbidades associadas e diferentes opções de tratamento com visão multidisciplinar.

Consultas em doenças de tratamento cirúrgico com avaliação das lesões, opções técnicas e preparos necessários para o procedimento cirúrgico.

Hepatologia, subdivisão da gastroenterologia que estuda as doenças relacionas com o fígado, seu diagnóstico, tratamento e acompanhamento.

Avaliação e tratamento da perda involuntária de gases e/ou feses.

Doenças crônicas que afetam os intestinos (retocolite ulcerativa e doença de Crohn).

Distúrbios de digestão e absorção de açucares, alergias alimentares e alterações na qualidade das bactérias que habitam nosso intestino bem como crescimento alterado de certos tipos de bactérias que determinam uma série de sintomas digestivos.

Doenças e sintomas relacionados a sensibilidade e funcionamento dos diferentes órgãos do aparelho digestivo sem um fator causal específico.

Diagnóstico

Exame realizado pela introdução de uma pequena câmera que permite visualização interna dos órgãos com qualidade em HD e aumento na resolução para análise de pequenos detalhes da mucosa do esôfago, estômago e duodeno.

Estudo do ânus, canal anal, reto e sigmoide (porção final do cólon com aproximadamente 30 cm de extensão)

Exame realizado para visualização de todo o cólon a porção final do delgado (íleo terminal).

Ingesta de uma pequena cápsula que filma o intestino delgado (do duodeno até o íleo terminal) e transmite à um receptor externo para posterior análise.

Procedimento endoscópico realizado com um aparelho chamado duodenoscópio com visão lateral, desenvolvido especialmente para visualizar e realizar procedimentos na papila duodenal. Pequeno orifício localizado na segunda porção duodenal onde a bile (produzida pelo fígado) e suco pancreático (produzido pelo pâncreas) são lançados no intestino para misturar com o alimento ingerido após sair do estômago. A introdução de um cateter com a injeção de um contraste nos canais do fígado e pâncreas que são analisados pelo uso de um aparelho de RX dinâmico (fluoroscópio – arco em C). Uma série de procedimentos podem ser realizados durante este exame.

Terapêutica

A endoscopia nos dias de hoje não é apenas para diagnosticar mas permite a realização de vários procedimentos e cirurgias.

Consiste na retirada de pequenos fragmentos de mucosa com 3 a 10 mm para analise microscópica pelo patologista ou teste da detectar a infecção por Helicobacterpylori.

Procedimento que utiliza uma laça metálica conectada à um eletrocautério. A lesão chamada de pólipo é laçada por esta alça e cortada com uso de corrente elétrica.

O tubo digestivo como o nome diz é um canal onde passam os alimentos da boca até o ânus. Algumas doenças determinam uma redução no calibre dos órgãos que chamamos de estenose o que dificulta a passagem do conteúdo. Através dos aparelhos de endoscopia é possível ampliar estas áreas com uso de diferentes técnicas. As velas são tubos com diferentes calibres. São passadas guiadas por um fio metálico através da estenose com diâmetros progressivos.Os balões são colocados na estenose e vão sendo enchidos com água para aumento progressivo do seu diâmetro. A estenostomia é a secção da estenose com um estilete metálico conectado em um cautério.

É uma técnica para retirar uma porção da mucosa mais extensa pela injeção de soro fisiológico ou outro líquido abaixa da mucosa e secção com cautério.

Uma técnica mais diferenciada onde é realizado um descolamento da mucosa em extensão maior que a mucosectomia procurando retirar toda a peça em uma unidade.

Controle de sangramento das lesões ou mal formações vasculares. Escleroterapia consiste na injeção com uma agulha de uma substância que promova a parada do fluxo de sangue. São utilizadas algumas substâncias neste processo como glicose hipertônica, soluções com adrenalina, etanolamina, metacrilato. A ligadura elástica é a aplicação de pequenos anéis de borracha que comprimem a mucosa e os vasos sangrantes. Clipes são pequenas garras metálicas que apreendem o vaso. Argônio é um gás que associado a uma corrente elétrica promove a cauterização de uma superfície com diferentes profundidades de ação.

Esta técnica simplificou muito a colocação de uma sonda alimentar diretamente no estômago pelo abdômen. Ainda uma cirurgia com seus riscos próprios mas com menos riscos. Usada em pacientes com diferentes problemas de dificultem a ingestão de alimentos.

A endoscopia pode ser usada para guiar sondas que são introduzidas pelo nariz até o estômago ou duodeno quando não é possível sua colocação pela técnica convencional.

São procedimento realizados a partir de um diagnóstico realizado em uma colangiopancreatografia endoscópica (CPRE) ou outros métodos de imagem. Permite a dilatação, retirada de cálculos, descompressão, colocação de próteses nos canais biliares (fígado) e pancreático através de um endoscópico chamado duodenoscópio. Procedimento realizado  em ambiente hospitalar  com sedação acompanhada por anestesista.

Algumas doenças causam reduções do canal digestivo (estenose) impedem ou dificultam a digestão e quando ouros métodos falham ou não são possíveis utiliza-se uma prótese que é um tubo aramado que auto expande permanecendo no local. Usada em alguns tipos de neoplasias ou estenoses mais complexas que não respondem bem à dilatação.

Algumas lesões precisam ser marcadas para localização durante cirurgia ou para posterior controle endoscópico. A marcação é feita com corante injetada com uma agulha abaixo da mucosa.

Colocação por endoscopia de um balão de silicone que é preenchido com soro colorido com azul de metileno com volume de 500 a 700 ml que permanece no estômago por alguns meses determinado saciedade e provocando redução do peso. Maiores detalhes na página específica do tratamento da obesidade.

CIRURGIA GERAL E DIGESTIVA

Cirurgias

Procedimentos cirúrgicos são utilizados para o tratamento de um grande número de doenças relacionadas com o aparelho digestivo. Uma grande variedade de técnicas estão disponíveis hoje.

ESÔFAGO

Formação sacular acima do crifaringeo, musculo circular principal componente do esfincter superior do esôfago  que mantem-se fechado fora da deglutição. Composto de musculatura tipo estriada de contração rápida abrindo-se no momento da deglutição quando ocorre contração do constritor da faringe para impulsionar o alimento para o interior do esôfago e dai para o estômago. Uma incoordenação no processo de contração faringiana e relaxamento do esfíncter cria uma alta pressão acima do esfincter com a formação do divertículo. Doença mais comum em idosos. Duas possibilidades de tratamento,  o cirúrgico convencional com a abertura lateral do pescoço e secção das fibras musculares de porção do constritor inferior da faringe, cricofaríngeo e porção da muscular circular do esôfago superior e a endoscópica com uma secção interna pela cavidade oral da mucosa e do cricofaringeo.

MOTILIDADE DIGESTIVA

Algumas doenças afetam a atividade motora do tubo digestivo. O tubo digestivo tem um componente muscular que conduz seu conteúdo da boca ao ânus. Esta função necessita uma coordenação que envolve várias interconexões e alterações nesta função podem ser avaliadas por testes da motilidade. Ainda dificuldades na digestão, absorção e alterações na flora bacteriana podem ser avaliados por testes respiratórios que avaliam fermentação e formação de gases no intestino. Estes gases são parcialmente eliminados pela respiração e podem ser detectados por um aparelho específico.

Avalia a atividade motora do esôfago. Uma sonda com vários pontos de medida de pressão avaliando contração e relaxamento de três segmentos. O esfíncter superior (entre a faringe e o esôfago), o corpo esofágico (entre os esfíncteres) e o esfíncter inferior (entre o esôfago e o estômago). A sonda é passada pelo nariz até o estômago e vários fatores são avaliados.

Avaliação da pressão dos músculos esfincterianos da sensibilidade evacuatória e do relaxamento durante a evacuação.  Exame que auxilia na investigação da incontinência e distúrbios de evacuação.

Exame que avalia por 24 horas o refluxo ácido do conteúdo gástrico para o esôfago. Serve para diagnosticar a doença do refluxo. Uma sonda fina é colocada pelo nariz e fica conectada à um aparelho que grava as alterações de PH do esôfago. Uma série de parâmetros são avaliados, relação com os sintomas relação com a posição e alimentação.

A pHmetria mede apenas alterações de pH. A impedânciometria agrega dados relacionados ao conteúdo refluído e tempo de permanência no esôfago independente do valor do pH. Avalia refluxos não ácidos.

Açucares são compostos que usamos como fonte de energia para tanto dispomos de mecanismos para absorção dos mesmos. Alguns açucares não temos condições de absorver. Estes açucares não absorvidos no intestino delgado ao chegarem no intestino grosso são utilizados pelas bactérias e produzem gases. Estes gases são formados por compostos hidrogenados e metano. Estes gases são parcialmente absorvidos pela mucosa evão para acorrente circulatória sendo eliminados pela respiração. Uma certa quantidade deste açúcar é ingerida pelo paciente e medidas dos níveis de hidrogênio são medidas de tempo em tempo para criar uma curva níveis/tempo.

O intestino delgado (entre o estômago e intestino grosso) tem uma concentração baixa de bactérias. Podem acontecer alterações nesta concentração com aumento no número de bactérias originárias do alimento ingerido e/ou do cólon iniciando um processo de fermentação precoce dos açucares ingeridos.

Avalia o tempo que leva o alimento líquido da ingesta até chegar no início do cólon (ceco).  O trânsito pode estar alterado sendo acelerado ou retardado.

Avalia a capacidade de absorção do intestino delgado. Certas doenças danificam a capacidade do enterócito (células que recobrem o intestino delgado) determinando diarréia e mal nutrição. A D-xilose é um açúcar que não necessita de de nenhuma enzima para absorção dependendo apenas de integridade do enterócito.

AGENDE A SUA CONSULTA E EXAMES!

Ligue agora (55) 3313 5266